projeto lugares

Diversas unidades do Sesc São Paulo

2014-2015

Lugares é um projeto da artista e educadora Stela Barbieri composto por cinco obras-oficinas: Lugar para Ler; Lugar para desenhar; Lugar de combinações líquidas, Lugar para criar espaços e Lugar para plantar. Cada obra convida crianças e adultos a conviverem e participarem ativamente dos trabalhos. 

São espaços que podem ser ativados por grupos de pessoas de tempos em tempos, onde cada participante pode se deslocar do mundo cotidiano e refletir, interagir, inventar e experimentar. Lugares que unem o fazer ao perceber, ou, como coloca o curador Agnaldo Farias, “é um espaço de ação e sonho, de engenharia e poesia, de contato corporal e afetivo, de decisão e intuição”.

O projeto foi inicialmente realizado em 2014 de forma concomitante em três unidades do Sesc São Paulo e, em 2015, foi feita uma itinerância em outros espaços, onde ganhou novas instalações e se transformou ao ocupar outros contextos. 

Lugares cria espaços que não sejam somente para passar nem para o consumo de informações. Nesses lugares, as pessoas são convidadas a entrar, interferir, participar colaborativamente dos trabalhos e trazer a eles suas questões, seu olhar, seu mundo.

Segundo o curador Agnaldo Farias, “As obras oficina de Stela Barbieri são um dos pontos culminantes de sua trajetória. Consistem na construção de lugares, sítios potentes, acolhedores, desafiadores… que propõe o campo a ser revolvido, que oferece os modos de trabalhá-lo sob a forma de um jogo, com regras, materiais e dispositivos para que qualquer um possa jogá-lo –, combina-se com a dos visitantes ou – como diria Lygia Clark, com quem essa série de trabalhos de Stela faz eco –, dos agentes”. Ainda segundo o curador, num mundo cujo grande avanço tecnológico gera, em contrapartida, a perda de experiência, o contato direto e consciente com fenômenos, coisas e processos, é necessário tomar providências. “É preciso fazer com que as pessoas se deixem ensinar pelas coisas, saber delas, saber de si por meio delas.”  

Assista ao vídeo do projeto clicando aqui.