
biomas como ateliê: formação de atelieristas 2º SEMESTRE
com Stela Barbieri, Valéria Prates e convidados
de 20/08 até 10/12/25
quartas feiras das 19h30 às 22h
On-line (com encontro presencial facultativo)
Professores convidados: Anderson Santos, Virgínia Kastrup, Lisângela Kati do Nascimento, Advânio Lessa, Marcelo Silveira, Fernando Vilela e mais
Em 2025, apresentamos a segunda turma desse curso, uma imersão nos Biomas brasileiros em uma abordagem transdisciplinar, que aproxima as linguagens da arte e da ciência e suas possibilidades de invenção e aprendizagem em diferentes contextos, das escolas às instituições culturais.
Um curso para quem lida com todas as idades, das crianças bem pequenas, que lidam com as linguagens da arte e da ciência de maneira brincante, aos jovens e adultos em seus processos de investigação e pesquisa.
A cada encontro, as coordenadoras Stela Barbieri e Valéria Gobato recebem convidados que têm diversas relações com os Biomas, como mestres locais, cientistas, líderes comunitários, artistas e outros profissionais.
Os encontros são pensados a partir de três eixos:
- o que aprendemos com o território
- práticas pedagógicas relacionadas a diferentes lugares e contextos do Brasil
- práticas artísticas relacionadas a diferentes lugares e contextos do Brasil
Teremos ateliês com experimentações e práticas em diferentes linguagens, além de estudos e diálogos.
A discussão sobre o papel do atelierista é um fio que costura todos os momentos do curso, já que pensamos o bioma como grande ateliê do qual somos parte e reinventamos cotidianamente.
Arte e ciência: Biomas como ateliê – formação de atelieristas é um convite para discussões onde Arte, Educação e Ciência estão em confluência, um encontro de saberes de diferentes lugares do Brasil. Esse curso pensa o Bioma como uma escola-ateliê-laboratório, lugar fértil de investigação e invenção, o bioma como um professor que nos ensina novas relações com o tempo, espaço, arte e ciência.
O atelierista é um profissional que atua nos processos criativos dentro de contextos pedagógicos, com propostas de investigações estéticas e sensíveis, propõe a experimentação com materiais, linguagens nas diversas pesquisas. Mais do que ensinar técnicas, o atelierista promove espaços de escuta, investigação e diálogo com o mundo. Uma figura central em abordagens como a de Reggio Emilia.
No curso Biomas como Ateliê, pensamos o atelierista como alguém que observa o território com olhos sensíveis, reconhece os biomas como espaços vivos de aprendizado e age como um cientista-criador em constante troca com o ambiente e com os outros.
Assim, propomos um olhar aos biomas que caminhe a partir da organicidade, da transdisciplinaridade, da relação e das múltiplas formas de vida que os compõem. As características de cada lugar não são estáveis e fixas, mas dinâmicas e inter-relacionais. Um território nos convida ao encontro de diferentes áreas do conhecimento. Trabalhar as questões contemporâneas ambientais de maneira significativa é fundamental para que os professores estudem e investiguem os sistemas co-dependentes da natureza e o nosso impacto nessas relações. Acreditamos que a arte pode contribuir criando aproximação, envolvimento e sensibilidade para questões tão urgentes.
Cronograma do curso:
DIA | AULA/TEMA |
20/08 | Abertura do curso – O bioma como ateliê – Biomas brasileiros |
27/08 | Ecossistemas atencionais e cartografia |
03/09 | Biomas brasileiros |
10/09 | Estado de ateliê – relações entre a Arte e a Ciência |
17/09 | O Bioma como contextos de aprendizagens artísticas e pedagógicas |
24/09 | Amazônia – Prática artística |
01/10 | Cerrado – O que aprendemos com o lugar? |
08/10 | Cerrado – prática pedagógica |
15/10 | Caatinga – Bioma ateliê – O Bioma como contexto de aprendizagem artística (prática artística) |
22/10 | Práticas pedagógicas |
29/10 | Pantanal – Bioma como contexto de aprendizagem artística |
05/11 | Pantanal – Bioma como contexto de aprendizagem pedagógica |
12/11 | Pampa – Bioma Ateliê |
19/11 | Bioma como contexto de aprendizagem pedagógica |
26/11 | Mata Atlântica – Bioma Ateliê |
03/12 | Bioma como contexto de aprendizagem artística |
06/12 | Bioma e Bioinvenção |
10/12 | O que aprendemos com o lugar? |
obs.: o cronograma poderá sofrer mudança na ordem dos encontros sem que o conteúdo do curso como um todo seja alterado
VAGAS LIMITADAS
* Os encontros necessitam formar turma mínima para ocorrer. Caso não ocorra o valor do investimento é devolvido.
informações gerais
Formato: Online, com aulas de estudos, ateliês práticos e encontro presencial de finalização ao final do ano (facultativo)
Datas: quartas feiras de 20/08 até 10/12/25
Horário: de 19h30 às 22h
Duração: 18 encontros, em 5 meses
Total de horas: 93h horas
(42,5h síncronas + 42,5h assíncronas + 5h Festival Pororocas e +3h ateliê de conclusão de curso)
Público alvo:
professores polivalentes e especialistas da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, educadoras/es, profissionais da educação, atelieristas e interessados em geral
Vagas limitadas
Valores opções de pagamento:
– curso biomas + 1 curso EAD (Territórios da invenção):
em até 10x de R$400,00 no cartão de crédito (compra parcelada)
– curso biomas + 2 cursos EAD (Territórios da invenção e Ateliê vivo):
em até 10x de R$435,00 no cartão de crédito (compra parcelada)
– curso biomas + 1 curso EAD (Territórios da invenção):
6x de R$659,31 (parcelas recorrentes) – pix, boleto ou cartão
– curso biomas + 2 cursos EAD (Territórios da invenção e Ateliê vivo):
6x de R$689,31 (parcelas recorrentes) – pix, boleto ou cartão
– curso biomas + 1 curso EAD (Territórios da invenção):
à vista de R$ 3.758,08 (5 % de desconto no boleto ou pix)
– curso biomas + 1 curso EAD (Territórios da invenção):
à vista de R$ 3.856,98 (2,5 % de desconto no cartão de crédito)
– curso biomas + 2 cursos EAD (Territórios da invenção e Ateliê vivo):
à vista R$ 3.929,07 (5 % de desconto no boleto ou pix)
– curso biomas + 2 cursos EAD (Territórios da invenção e Ateliê vivo):
à vista de R$ 4.032,46 (2,5 % de desconto no cartão de crédito)
Observação: A inscrição só será concluída após a realização do pagamento do curso (pelo menos a 1a parcela). O binåh não realiza reserva de vagas.