Ateliês bioinvenções: como uma pergunta se desdobra em projeto?

Stela Barbieri e Valeria Gobato

de 28/02 a 23/05/26

uma vez por mês

sábados das 10h às 12h30

presencial

Como uma situação indagadora, um contexto que cause estranhamento e encantamento pode provocar perguntas, e  vira uma oportunidade de projeto?

De que maneiras pesquisamos e construímos conhecimentos? Como os processos de aprendizagem podem partir de observações e perguntas curiosas em relação aos fenômenos que nos rodeiam? Qual é a materialidade da pergunta? Como desdobrá-la? Que fios de continuidade habitam uma pesquisa-experiência? Como escolher um caminho diante de uma encruzilhada? Que linguagens podem mediar o vivido e dar corpo a um registro-documentação?

Este encontro formativo será um ateliê que tem como ponto de partida nossa coleção de caixas-ateliê que mergulham em fenômenos da expressão da biodiversidade nos biomas brasileiros. A partir da transdisciplinaridade e das perguntas, cada caixa conta com uma pequena curadoria de objetos, mapas, elementos da natureza, dispositivos de observação e convites à investigação e à invenção.

Investigaremos relações entre as linguagens da arte e da ciência, navegaremos pelas linguagens do desenho a partir do encontro com as caixas-ateliê. Convocamos o desenho como potente linguagem investigativa; a materialidade do desenho, o desenho no mundo. As caixas são kits que serão ativados tendo o desenho como linguagem transversal e de investigação.

O mundo, esse grande corpo do qual fazemos parte, se faz e refaz em contínua transformação. Dos casulos em metamorfose aos padrões de crescimento vegetal, dos voos polinizadores às grandes migrações da fauna, os corpos do mundo coexistem em ampla teia de compartilhamento. E como se inscrevem nas matérias e materialidades da natureza esses processos de vida e de tempo? Que acontecimentos expressam as formas, as superfícies e as estruturas do que é vivo?

Como tudo surgiu? Como uma árvore cabe dentro de uma semente? Como os animais enxergam? Os insetos sorriem? Essas e outras perguntas, junto às questões dos participantes, moverão nossas investigações e ateliês.

 

* Os encontros necessitam formar turma mínima para ocorrer. Caso não ocorra o valor do investimento é devolvido.

informações gerais

Formato: presencial
Datas: 28/02, 28/03, 25/04, 23/05 – sábados (1 encontro por mês)

Horário: 10h às 12h30

Duração:  1 encontro por mês (4 encontros em 4 meses)

Total de horas: 10h horas

Público alvo: professores polivalentes e especialistas da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, educadoras/es, profissionais da educação, atelieristas e interessados em geral

Vagas limitadas

Valores opções de pagamento:

R$ 650 à vista no PIX, cartão de crédito ou boleto
ou
em até 4X no cartão

Observação: A inscrição só será concluída após a realização do pagamento do curso (pelo menos a 1a parcela). O binåh não realiza reserva de vagas.

    Endereço

    Termo de responsabilidade
    Ao se inscrever em uma atividade do Bináh Espaço de Arte, o(a) participante autoriza a utilização de sua imagem e voz, que possa ser fotografado(a) e/ou filmado(a), em todo e qualquer material que poderá ser publicado nos sites (http://binahespaçodearte.com.br; http://stelabarbieri.com.br), bem como nas redes de relacionamento Facebook, Instagram e YouTube e publicações impressas da Artebr LTDA, Binåh Espaço de Arte, Fernando Vilela e Stela Barbieri.

    Fica ainda autorizada, de livre e espontânea vontade, para os mesmos fins, a cessão de direitos de veiculação, não recebendo para tanto qualquer tipo de remuneração.
    O uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior, sob qualquer forma e meio.
    O(a) participante também se compromete em não gravar nem reproduzir nenhum dos conteúdos (vídeos, fotos, textos, etc) apresentados na atividade, nem parcialmente e nem integralmente. Estando aqui registrado que o(a) participante está ciente de que, caso assim proceda, poderá ser legalmente responsabilizado(a) pelo uso indevido de conteúdo autoral.

    Termo de consentimento da Lei de proteção de dados
    O objetivo principal é garantir maior segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais.
    Nome, e-mail, endereço, telefone e CPF serão mantidos em sigilo.
    O uso de informações pessoais se faz necessário para emissão de notas fiscais, elaboração de certificados e contato com o(a) participante, caso necessário.
    O participante autoriza esse termo da lei de proteção de dados

    Termo de desistência do curso
    Caso o participante queira desistir antes do curso começar, terá que avisar por e-mail à equipe do binåh com até 24 horas de antecedência.

    Em caso de desistência após o início do curso:
    O valor pago referente ao período cursado não será reembolsado.
    A multa pela desistência consiste em 20% do valor relativo aos meses faltantes do curso, para abatimento de impostos, taxas e demais encargos.