Ateliês bioinvenções: como uma pergunta se desdobra em projeto?
Stela Barbieri e Valeria Gobato
de 28/02 a 23/05/26
uma vez por mês
sábados das 10h às 12h30
presencial
Como uma situação indagadora, um contexto que cause estranhamento e encantamento pode provocar perguntas, e vira uma oportunidade de projeto?
De que maneiras pesquisamos e construímos conhecimentos? Como os processos de aprendizagem podem partir de observações e perguntas curiosas em relação aos fenômenos que nos rodeiam? Qual é a materialidade da pergunta? Como desdobrá-la? Que fios de continuidade habitam uma pesquisa-experiência? Como escolher um caminho diante de uma encruzilhada? Que linguagens podem mediar o vivido e dar corpo a um registro-documentação?
Este encontro formativo será um ateliê que tem como ponto de partida nossa coleção de caixas-ateliê que mergulham em fenômenos da expressão da biodiversidade nos biomas brasileiros. A partir da transdisciplinaridade e das perguntas, cada caixa conta com uma pequena curadoria de objetos, mapas, elementos da natureza, dispositivos de observação e convites à investigação e à invenção.
Investigaremos relações entre as linguagens da arte e da ciência, navegaremos pelas linguagens do desenho a partir do encontro com as caixas-ateliê. Convocamos o desenho como potente linguagem investigativa; a materialidade do desenho, o desenho no mundo. As caixas são kits que serão ativados tendo o desenho como linguagem transversal e de investigação.
O mundo, esse grande corpo do qual fazemos parte, se faz e refaz em contínua transformação. Dos casulos em metamorfose aos padrões de crescimento vegetal, dos voos polinizadores às grandes migrações da fauna, os corpos do mundo coexistem em ampla teia de compartilhamento. E como se inscrevem nas matérias e materialidades da natureza esses processos de vida e de tempo? Que acontecimentos expressam as formas, as superfícies e as estruturas do que é vivo?
Como tudo surgiu? Como uma árvore cabe dentro de uma semente? Como os animais enxergam? Os insetos sorriem? Essas e outras perguntas, junto às questões dos participantes, moverão nossas investigações e ateliês.
* Os encontros necessitam formar turma mínima para ocorrer. Caso não ocorra o valor do investimento é devolvido.
informações gerais
Formato: presencial
Datas: 28/02, 28/03, 25/04, 23/05 – sábados (1 encontro por mês)
Horário: 10h às 12h30
Duração: 1 encontro por mês (4 encontros em 4 meses)
Total de horas: 10h horas
Público alvo: professores polivalentes e especialistas da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, educadoras/es, profissionais da educação, atelieristas e interessados em geral
Vagas limitadas
Valores opções de pagamento:
R$ 650 à vista no PIX, cartão de crédito ou boleto
ou
em até 4X no cartão
Observação: A inscrição só será concluída após a realização do pagamento do curso (pelo menos a 1a parcela). O binåh não realiza reserva de vagas.
