Túnel – encontros de dinamização e circulação de ideias com Aion Viana e Roberto Zular [Gratuito – ONLINE]

Informações

Encontros de dinamização e circulação de ideias
20 de agosto de 2020
Das 20h às 21h
Duração: 1h
Encontro gratuito

Contato: contato@binahespacodearte.com.br

Transmissão através do canal do binåh no You Tube

 

Partindo de perguntas feitas por crianças que revelam perplexidade e curiosidade sobre o mundo, do miúdo ao imenso, indagações serão geradoras de conversas para as quais convidaremos dois profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Juntos, cada um falando de seu lugar, estes participantes terão as questões das crianças como faíscas para outras indagações e pensamentos.

Túnel
Encontros de dinamização e circulação de ideias
Com Aion Viana e Roberto Zular

20/08
Das 20h às 21h
No nosso canal do youtube
Gratuito

No contexto atual em que nos encontramos distantes fisicamente uns dos outros, o binåh espaço de arte propõe a construção de túneis, caminhos para elaborar hipóteses coletivas para questões urgentes.

Esses encontros mensais e gratuitos acontecerão durante 1 hora – ao vivo/on-line – inventando dutos entre diferentes pessoas, faixas etárias e saberes.

Sobre os convidados:

Aion Viana é astrofísico, professor da USP no Instituto de Física de São Carlos. Formado em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), e como Engenheiro Polytechnicien da École Polytechnique (França, 2008). É mestre em Física e Astrofísica Teórica pela École Normale Supérieur de Lyon (França, 2009) e doutor pela Université Paris-Diderot/Paris-7 (2012). Foi pós-doutor e pesquisador associado do Instituto Max-Planck de Física Nuclear de Heidelberg na Alemanha (2012-2017). Trabalha com Astrofísica de Partículas e Astrofísica de Altas Energias, estudando o mistério da Matéria Escura e fenômenos de altas energias no Centro Galáctico.

Roberto Zular é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Juntamente com Álvaro Faleiros e Viviana Bosi organizou o livro Sereia de Papel – visões de Ana Cristina Cesar e com Claudia Amigo Pino Escrever sobre escrever – Uma introdução crítica à crítica genética (Martins Fontes). Organizou também o livro Criação em Processo – ensaios de crítica genética (Iluminuras). Desde 1993, dedica-se aos escritos de Paul Valéry e sua recepção entre os poetas brasileiros, o que o levou ao estudo da poesia moderna e contemporânea, especialmente quanto às relações entre corpo, linguagem, historicidade, antropologia, ritmo e voz.