Narrativas que afetam o corpo multissensorial: o papel da atenção na aprendizagem inventiva, Virgínia Kastrup, Stela Barbieri e convidados [Inscrições Encerradas]

Informações

quinta, das 19h às 22h
21 de março de 2019
11 de abril de 2019
23 de maio de 2019
27 de junho de 2019
Duração: 4 encontro, 1 por mês
Vagas limitadas

Valor: 4 parcelas de R$400,00.

Telefones: (11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

Inscrições: através do email prod.binahespacodearte@gmail.com

virginia_gd

Neste grupo de estudos, tendo como base o problema da atenção conjunta, vamos investigar a relação entre corpo, atenção e aprendizagem inventiva. Partiremos da leitura e da discussão de textos que problematizam as abordagens mentalistas e mecanicistas da aprendizagem, que a identificam à solução de problemas e à realização de tarefas.
A aprendizagem inventiva inclui a experiência de problematização e requer uma atenção concentrada e aberta. O trabalho com o grupo incluirá também a realização de práticas de atenção que buscam ativar o corpo multissensorial e a abertura para a invenção.

virginia_retrato Virgínia Kastrup é Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsa PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Publicou A invenção de si e do mundo (Autêntica, 2007), Políticas da Cognição (Sulina, Kastrup, Tedesco e Passos, 2008), Cegueira e Invenção (CRV, 2018) e Histórias de cegueiras, com Laura Pozzana (CRV, 2016). É uma das organizadoras de Pistas do Método da Cartografia v.1 (Passos, Kastrup e Escóssia, Sulina, 2009) e Pistas do Método da Cartografia v.2 (Passos, Kastrup e Tedesco, Sulina, 2014), Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual (Moraes e Kastrup, Nau, 2010) e Movimentos micropolíticos em saúde, formação e reabilitação (Kastrup e Machado, CRV, 2016). Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual.

i

stela_retrato Stela Barbieri é artista plástica, educadora, escritora e contadora de histórias.  Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. É assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental na escola Vera Cruz e prestou assessoria nas escolas Castanheiras e Nossa Senhora das Graças. Stela fez parte do Conselho Consultivo do PGECC – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, em Lisboa, Portugal e atualmente faz parte do conselho da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 Ela também coordenou o curso de Pós-Graduação em Museus e Instituições Culturais, do Instituto Singularidades. Contadora de histórias experiente, Stela é autora de 20 livros infanto juvenis. É diretora do Bináh Espaço de Arte.