[Inscrições abertas] Narrativas: livros de artista e livros ilustrados, Gilles Eduar, Stela Barbieri e Fernando Vilela

Informações
01 de março de 2018
quinta - feira das 19h30 às 21h30
Duração: 2 horas
Alunos por turma: 60

Evento Gratuito

Telefones: (11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

Inscrições: através do email carina@binahespacodearte.com.br

gilles_foto+ilustra

 

Todo semestre o Bináh Espaço de Arte promove um encontro de abertura com um convidado homenageado. Desta vez convidamos autor e artista Gilles Eduar.

Stela e Fernando, a partir de seus processos de trabalho e reflexões irão levantar questões para Gilles, que irá compartilhar sua trajetória na invenção de livros ilustrados.

Gilles Eduar é artista, autor e ilustrador paulistano. Iniciou sua carreira na França e lá publicou 15 livros. Com trabalhos também nas áreas de artes gráficas, teatro e música, publicou mais de 15 livros no Brasil como autor e ilustrador por editoras como Companhia das Letrinhas, WMF, Martins Fontes e Ática. Muitas dessas obras foram traduzidas para outras línguas e receberam o selo Altamente Recomendável da FNLIJ. A diversidade de sua formação está refletida na feitura de seus livros, em que tanto cenário quando musicalidade do texto são elementos importantes, e sua curiosidade está presente nos livros informativos. Cada um de seus trabalhos é uma experiência diferente, em que som, pintura, poesia (e pesquisa) andam  juntos. Em seus trabalhos de ateliê com crianças, Gilles se preocupa com dar espaço para a imaginação e a criação, ao  fomentar o absurdo, permitir o surreal e valorizar o improvável: fontes do humor e da singularidade na construção do texto e da ilustração.

Stela Barbieri é artista plástica, educadora, escritora e contadora de histórias.  Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. É assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental na escola Vera Cruz e prestou assessoria nas escolas Castanheiras e Nossa Senhora das Graças. Stela fez parte do Conselho Consultivo do PGECC – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, em Lisboa, Portugal e atualmente faz parte do conselho da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 Ela também coordenou o curso de Pós-Graduação em Museus e Instituições Culturais, do Instituto Singularidades. Contadora de histórias experiente, Stela é autora de 20 livros infanto juvenis. É diretora do Bináh Espaço de Arte.

Fernando Vilela é artista, escritor, ilustrador e educador. Trabalha com gravura, fotografia, escultura, e pintura. Operando com grandes formatos, o artista mescla as linguagens da xilogravura, fotografia e escultura. Já realizou diversas mostras e obras no Brasil e exterior e possui trabalhos em importantes coleções como da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do MAM de São Paulo e do MoMA de Nova York. Premiado autor e ilustrador já publicou em dez países, ilustrou mais de 70 livros dentre os quais 16 são de sua autoria. Graduado em Artes pela UNICAMP e Mestre em Artes pela ECA-USP, ministra cursos, oficinas e palestras sobre arte e ilustração.