[Inscrições Abertas] Atenção conjunta, arte e invenção, Virgínia Kastrup

Informações

Datas pré-agendadas:
19 de abril de 2018
03 de maio de 2018
14 de junho de 2018
quinta-feira, das 19h às 22h
Duração: 1 encontro por mês
Alunos por turma: 25

Valor: 3 parcelas R$400,00.

Telefones: (11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

Inscrições: através do email carina@binahespacodearte.com.br

virginia_site

Crédito da foto: Virgínia Kastrup (Arquivo pessoal) e Imagem do grupo (Blog Seminario Edu Teatral)

O tema da atenção vem sendo muito discutido na contemporaneidade, mas normalmente a ênfase é colocada seja no problema dos chamados transtornos da atenção, seja da economia da atenção. Neste grupo de estudos vamos investigar outros problemas, tomando como fio condutor o problema da atenção conjunta, em suas características de co-presença, reciprocidade, sintonia afetiva e práticas de improvisação. A atenção conjunta será analisada em sua relação com a invenção, a aprendizagem, a educação, a arte e a cartografia. Para isso, vamos estudar textos de autores como Francisco Varela, Daniel Stern e Yves Citton.

Virgínia Kastrup é Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsa PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Publicou A invenção de si e do mundo (Autêntica, 2007), Políticas da Cognição (Sulina, Kastrup, Tedesco e Passos, 2008) e Histórias de cegueiras, com Laura Pozzana (CRV, 2016). É uma das organizadoras de Pistas do Método da Cartografia v.1 (Passos, Kastrup e Escóssia, Sulina, 2009) e Pistas do Método da Cartografia v.2 (Passos, Kastrup e Tedesco, Sulina, 2014), Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual (Moraes e Kastrup, Nau, 2010) e Movimentos micropolíticos em saúde, formação e reabilitação (Kastrup e Machado, CRV, 2016). Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual.