[Inscrições Encerradas] INDÍCIOS, SINAIS E ANOTAÇÕES – desenhos e enunciados de Leonardo da Vinci, Edith Derdyk


Informações

De 06 de junho a 27 de junho de 2016
Segundas - feiras, das 19h às 22h
Duração: 4 encontros
Alunos por turma: 20

Valor: R$ 320,00 para ingresso individual. Para grupos (3 ou mais pessoas, entre em contato para preços especiais pelo email contato@binahespacodearte.com.br)

Telefones: (11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

edith_gd_2016

4 encontros teóricos e práticos de desenho, cujo mote será a leitura dos enunciados e desenhos formulados por Leonardo da Vinci

 A partir da leitura de textos e anotações gráficas formuladas por Leonardo da Vinci, extraídos de seus cadernos de anotações, será desenvolvida uma série de proposições visuais, ativando possibilidades reflexivas sobre os significados do desenho e suas interfaces na arte, técnica e ciência, reconhecendo sua vocação transitiva.

Como referência teórica, o curso se apóia em 3 textos fundantes para o entendimento do desenho aqui no Brasil, escritos por Mario de Andrade, Vilano Artigas e Flavio Mota, além de utilizarmos o livro Introdução ao Método de Leonardo da Vinci, de Paul Valéry, como estratégia de investigação.

Como referência visual, além dos registros gráficos do próprio Leonardo da Vinci, o curso pretende apresentar amplo material iconográfico, resgatando os percursos do desenho no decorrer da história.

Edith Derdyk tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, França).