Grupo de estudos transdisciplinar “Narrativas da natureza”, com Stela Barbieri, Flora Pappalardo e convidados.

Informações

quinta, das 19h às 22h
12 de março de 2020
09 de abril de 2020
30 de abril de 2020
09 de maio de 2020 (sábado - 09h às 12h)
Duração: 4 encontros, 1 por mês
Vagas limitadas

Valor: 4 parcelas de R$220,00.

Telefones: (11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

Inscrições: através do email contato@binahespacodearte.com.br

Qual o lugar de invenção que a natureza tem? Neste grupo, vamos investigar aquilo que as sementes, os brotos, os galhos ou os bicos de pássaros nos contam.
Como uma árvore cabe dentro de uma semente? De que maneira a planta se alimenta? Qual o tronco da grama? Por que as plantas escurecem quando secam? A natureza nos conta tantas coisas. Um espinho de uma planta pode conter narrativas que sua própria estrutura conta. Por um lado, ele protege a planta de possíveis predadores, e, ao mesmo tempo, também auxilia no controle da perda excessiva de água. Os espinhos de algumas acácias também servem de abrigo para alguns tipos de formiga. Ou seja, podem ferir predadores, mas também podem ser casas e lugares de acolhimento. Já os cactos muitas vezes nos remetem ao deserto, à caatinga, ao cangaço, a Lampião e Maria Bonita.
Quantas histórias moram em um único espinho? Quantas indagações ele pode nos trazer?

Nos debruçaremos sobre as narrativas da natureza, criando uma série de contextos de investigação e invenção transdisciplinares que nos permitam encontrar caminhos e bifurcações que relacionem arte, ciência, música e literatura.

Público alvo: professores de EI, EF1, interessados em geral

stela_retrato

Stela Barbieri é artista, contadora de histórias, autora e educadora. Dirige o bináh espaço de arte, um lugar de educação e invenção. Foi diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, e curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo. Assessora na área de arte e educação para várias escolas e museus em diferentes Estados do país. Publicou materiais educativos para instituições culturais, livros para professores e 25 livros para o público infanto-juvenil. Realiza exposições espetáculos e ministra cursos de narrações no Brasil e no exterior.