Grupo de estudos: O Fio Vermelho das Histórias, Cristiana Ceschi [Inscrições encerradas]
Informações
sábado, das 9h às 12h
GRUPO DE ESTUDOS ADIADO PARA ABRIL DE 2020
04 de abril de 2020
23 de maio de 2020
06 de junho de 2020
Duração: 4 encontros
Público alvo:contadores de histórias, educadores, palestrantes, performers, interessados em geral na arte de narrar oralmente.
Vagas limitadas
Valor: R$480,00 ou 4x R$120,00
Telefones: (11) 3875-6008 e (11) 3467-4387
Inscrições: através do email contato@binahespacodearte.com.br
Toque o que você escuta, não o que você sabe.
Miles Davis
Grupo de estudos sobre a cadência e fluidez na palavra do contador de histórias
O que confere ritmo e vigor a uma história contada?
O que faz com que a história “perca o ritmo”, fique frouxa e desinteressante?
Com o auxilio de metáforas, alguns textos, imagens e dinâmicas variadas, vamos juntos reconhecer e trilhar um percurso de pesquisa que busca investigar o papel do ritmo em uma história bem contada.
PRIMEIRO ENCONTRO – O PULSAR DO CONTO
Com qual tipo de narrativa eu gostaria de trabalhar? Qual seria o ritmo próprio, a partitura dessa história?
SEGUNDO ENCONTRO – O PULSAR DO NARRADOR
Como a narrativa se instala em meu corpo? De que maneira eu respiro com e através da história? Suspender o tempo ou deixar a palavra correr? Como dançar a história?
TERCEIRO ENCONTRO – O PULSAR DO ENCONTRO
O que o outro/o encontro me sugere como ritmo? Como eu sintonizo meu pulsar com o pulsar do outro?
QUARTO ENCONTRO – O PULSAR DO ESTADO DE FLUIDEZ (CONTO, NARRADOR E ENCONTRO EM UMA MESMA TOADA)
Como estar no controle e completamente entregue ao momento presente?
Cristiana Ceschi é uma artista do Encontro. Seu trabalho de performer, contadora de histórias, diretora de peça de teatro e educadora segue o propósito de fazer emergir o novo por meio do conhecimento ancestral – as narrativas de tradição oral. É atriz formada pelo Bayside College – Austrália e Cientista Social (FFLCH-USP). Em 2007 fundou junto com Beatriz Carvalho o Coletivo As Rutes formado por artistas que desejam propiciar Experiências Significativas no espaço da cidade e para público não esperado. Em 2014 ganhou o título de mestre em em ensino e aprendizagem da arte pela ECA – USP ao apresentar sua dissertação – A Menina, O Cavalo e a Chuva , a Arte de Contar Histórias e a Cibercultura com orientação de Regina Machado. Segue sua busca de contato entre o Ancestral e o Novo, pesquisando as conexões entre Arte e a Ciência como integrante do núcleo de Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) sob orientação do Prof. Dr. Dante Marcello C. Gallian. O “carro-chefe” da trajetória artística de Cristiana Ceschi é conhecer e contar histórias da tradição oral com foco no desenvolvimento humano. Desde 2004, trabalhou nos mais diversos espaços como escolas, universidades, teatros, SESCs, bibliotecas, abrigos, hospitais e empresas. Também já coordenou e ministrou cursos, workshops e palestras sobre essa arte tanto para pessoas interessadas em aprender a contar histórias quanto para aqueles interessados em expandir o conhecimento de si e das relações humanas. www.cristianaceschi.