grupo de estudos com André Reinach – da pergunta ao problema: investigação, ciências, infância

[ENCERRADO]

Na perspectiva do ensino de ciências tradicional, toda aprendizagem passa exclusivamente pela assimilação de fatos e verdades já constituídos através das diversas disciplinas, ignorando as ciências enquanto um conjunto de práticas humanas e, portanto, como inscritas em universos culturais.
Este grupo de estudos pretende propor um outro olhar, considerando os saberes e práticas científicas também a partir de referenciais históricos, antropológicos e filosóficos. Assim, mais do que confirmar fatos já previamente dados, buscaremos investigar as ciências a partir de problemas que produzam possibilidades de pensamento.
Ao longo dos encontros, vamos partir de questões contemporâneas das ciências que se inserem no limiar de fronteiras disciplinares que estão postas na escola. Nesse semestre, teremos o tema “potência das plantas” como assunto principal. Tomamos como ponto de partida um campo de investigação em emergência que vêm ganhando contribuições de um amplo espectro disciplinar, que abrange da botânica à filosofia. As contribuições deste campo trazem uma possibilidade de deslocamento do lugar estanque que as plantas ocupam em nossa cultura e nos contextos escolares.
Os encontros passarão por leituras de texto e a reflexão sobre experiências práticas.
Público alvo: Professores de EI, EFI, educadores e interessados em geral.

André Reinach é educador. Formado em ciências sociais, atuou como professor de Educação Infantil e formador de professores. Vem investigando as possibilidades de interrelacionar as áreas de ciências naturais e humanas em diversos contextos educativos. Atualmente é assessor do Ensino Fundamental 1 da Escola Vera Cruz.

Duração: 3 encontros, 1 por mês
Horário: Sábados, das 9h às 12h
Data: 28 de Setembro de 2019
19 de Outubro de 2019
09 de Novembro de 2019
Valor: 3 parcelas de R$120,00.

Vagas limitadas