Grupo de Estudos com André Reinach – Da pergunta ao problema: Investigação, ciências, infância. [Inscrições Abertas]

Informações

Sábados, das 9h às 12h
29 de Setembro de 2019
19 de Outubro de 2019
09 de Novembro de 2019
Duração: 3 encontros, 1 por mês
Vagas limitadas

Valor: 3 parcelas de R$220,00.

Telefones: (11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

Inscrições: através do email contato@binahespacodearte.com.br

2196e05a-4e5a-4e41-aff5-6221f69ba540

Como uma pergunta surgida no cotidiano da sala de aula pode se transformar em um bom problema investigativo?

Considerar essa passagem, da pergunta ao problema, implica em realizar dois deslocamentos: primeiro, considerar a infância enquanto uma perspectiva de produção de conhecimento com valor em si mesma, não apenas enquanto a de um futuro adulto – o que implica em revisitar concepções de escuta e diálogo; por outro, trazer os conhecimentos científicos mais para perto, compreendendo-os enquanto práticas humanas constituídas ao longo de uma história e dentro de um contexto – o que não relativiza o problema da verdade, mas o abre para sua permanente reconstrução.

Busca-se, assim, evitar tendências que aparecem comumente em salas de aula nas quais a experiência educativa se encontra reduzida a um dos polos – ou se permanece no ponto de vista da criança, isolando-a do mundo e do conhecimento, ou se conserva o conhecimento científico enquanto um ponto final, vendo a experiência educativa apenas como um momento para se atingir um fim já pré-determinado.

Passar da pergunta ao problema é, por fim, sustentar uma tensão que produz processos de aprendizagem, tensão que se quer presente sempre entre infância e conhecimento.

Público alvo: professores de EI, EF1, interessados em geral