festa no binåh – encerramento do ano de 2019 – EVENTO COM CONTIBUIÇÃO ESPONTÂNEA

Informações
18 de novembro de 2019
Sábado das 14h às 20h

Evento Gratuito

Telefones: (11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

 

O binåh celebra o encerramento do ano com uma festa. Reuniremos nosso parceiros, amigos e frequentadores de todas as idades em uma tarde com oficinas, apresentações musicais, exposição, narração de histórias e o lançamento do novo livro de Stela Babieri e Fernando Vilela – Labirinto de História – da Companhia das Letras.
Venha compartilhar e celebrar esse momento conosco!
Entrada com contribuição espontânea: pague quanto quiser.
Haverá venda de comidas vegetarianas do Espaço Zym.

Programação completa:

14h_obra oficina com Stela Barbieri

15h30_oficina de dobradura com Walter Soboll
_oficina em família Corpo Paisagem, Corpo Jardim com Bia Jabor e Andrea Jabor

16h30_lançamento de livro “Labirinto de histórias” da companhia das letrinhas e narração de histórias com Stela Barbieri e Fernando Vilela

18h00_apresentação de Puxada de Rede e Roda de Capoeira, projeto Tribo Mirim Vila Anglo – com Mestre Bico Duro

18h30_Som do Bando com Ronen e Daniel Altman

+ exposição de ilustrações originais

+ comidas vegetarianas do espaço Zym

 

“Corpo Paisagem – Corpo Jardim” – Esta proposição surge a partir da obra do artista Luis Camnitzer, “Paisagem como Atitude” de 1979. Um auto-retrato do artista de perfil com pequenos objetos colocados sobre seu rosto como se fosse uma paisagem. Essa proposta, em suas diversas versões, tem a intenção de colocar os integrantes de uma mesma família ou grupo em diferentes situações propositivas e criadoras. Um como jardineiro: que cuida, acolhe, semeia e transforma, e o outro que recebe e é transformado. Cada corpo em suas diferentes partes, formas, sistemas e desenhos passa a ser então um receptáculo de um jardim criador de novos mundos imaginados. Nesta nova versão para a Festa do Bináh vamos olhar também para este corpo e seus sistemas e como os objetos são sentidos e percebidos por este corpo-jardim.

Bia Jabor – Casa 38 é artista, educadora e curadora educacional, com mais de 20 anos de experiência, com atuação em idealização, implementação e gestão de projetos na área, educação infantil, programas de formação e consultorias. Formada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas, pela FAAP/SP. Sócia empreendedora do novo espaço de arte, educação e movimento, Casa 38. De 2008 a 2015 foi Gerente de Arte e Educação da Casa Daros, responsável pelas curadorias educativas das exposições, pela programação de arte e educação e coordenação do Núcleo de Educação Infantil da instituição. Participou do curso de formação Arte + Pedagogia – Experiência Educativa aeioTU: pela educação para a primeira infância, em Bogotá na Colombia em 2014, e em 2011, do Grupo de Estudos Internacional: A Abordagem de Reggio Emilia para a Educação da Primeira Infância, na Itália. De 2004 a 2008 foi diretora da Divisão de Arte Educação do MAC/ Niterói. Em 2007 implementou e coordenou o programa educativo do Museu das Telecomunicações, no Oi Futuro/RJ.

Andrea Jabor – Casa 38 é coreógrafa bailarina e diretora premiada. Graduada em dança contemporânea e coreografia pela “School for New Dance Development” (Holanda); especialização no “Laban Centre”, Londres e pós-graduação na Univer-Cidade (RJ) e formação em musica pela UNB/DF. Em 1999 fundou a cia de dança Arquitetura do Movimento, com repertório de 12 espetáculos contemplados com prêmios e patrocínios no Brasil e exterior. Desde 2015 está com o espetáculo “A Rainha e o Lugar”, contemplado com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em temporada em diversos espaços e com a versão para crianças “A Rainha e o Lugar: experiências extraordinárias para a primeira infância”. Ainda em 2015 participou do FIL – com a “Oficina de Brinquedos Cantados e Ritmados” junto com Lydia Hortélio. Em 2014 participou do projeto “Essas Associações” do artista Tino Sehgal no CCBB-RJ. Nos últimos anos vem desenvolvendo um trabalho utilizando a técnica do “Body Mind Centering/Infant developmental movement education”. Atualmente é sócia empreendedora do novo espaço de arte, educação e movimento, Casa 38.

Mestre Bico Duro é coordenador e responsável da Associação Cultural Tribo Bahia capoeira. Formou-se mestre no ano de 2012 em Itacaré-BA e dá aulas de Capoeira há 24 anos. Praticante e pesquisador da capoeira, é percussionista popular, está em São Paulo desde 1999, quando criou a Tribo Bahia. Atualmente, difunde a capoeira com seus projetos social e educativo no estado de São Paulo, Rio de Janeiro além de outros países como Morungaba, Amparo, Nova Friburgo RJ, Luanda – Angola e Maputo – Moçambique e Finlândia

Ronen Altman é músico, compositor e arranjador. Já trabalhou com diversos artistas como, Eduardo Gudin, Nana Caymmi, José Miguel Wisnik, Paulinho da Viola, entre outros. Em 1986 foi solista do primeiro grupo de choro (Os Anjos) a excursionar para China. Integrou os grupos Notícias Dum Brasil, Expresso Brasil e Orquestra Popular de Câmara. Em 2014, lançou seu primeiro Cd, “Som do Bando”. Com ele recebeu o prêmio movimento como melhor CD instrumental.

Cláudia Mattos – Espaço Zym é chef de cozinha vegetariana e natural, com atuação forte dentro do movimento Slow Food. É a criadora do Zym, refúgio natural em meio a metrópole paulistana que desde 1998 celebra o bem-estar integral através da nutrição e terapias holísticas. O espaço abriga um bistrô vegetariano que se destaca na eco gastronomia.

Sobre o Bináh:

binåh espaço de arte é um lugar de invenção, investigação, imaginação. Um lugar de encontros e experiências com e a partir da arte. O Bináh foi sendo construído aos poucos no ateliê de Stela Barbeiri e Fernando Vilela com uma equipe de designers, artistas, cineastas, profissionais diversos ( educadores, músicos). Realiza cursos, oficinas, grupos de estudos, assessorias, encontros, visitas, ateliês e fes tivais para adultos e crianças. No Bináh, lugar de encontros e entrelaçamentos entre áreas do conhecimento e diferentes linguagens, a arte e a educação são os principais campos de sustentação das experiências, que acolhem as inquietações, urgências e questões de pessoas, escolas e organizações. Os encontros são propostos por artistas, educadores, pensadores e profissionais de outras áreas do conhecimento. No Bináh, reúnem-se, assim, saberes e
linguagens em torno de questões contemporâneas, criando um lugar estético, ético e político de deslocamento, para construção de novos olhares no pensar e no fazer integrados.

Stela Barbieri é artista plástica, educadora, escritora e contadora de histórias.  É diretora do Bináh Espaço de Arte, por meio do qual também oferece assessoria para profissionais, escolas e outras instituições. Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. É assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental na escola Vera Cruz e prestou assessoria nas escolas Castanheiras e Nossa Senhora das Graças e Lourenço Castanho, entre outras. Stela fez parte do Conselho Consultivo do PGECC – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, em Lisboa, Portugal e atualmente faz parte do conselho da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Ela também coordenou o curso de Pós-Graduação em Museus e Instituições Culturais, do Instituto Singularidades. Contadora de histórias experiente, Stela é autora de 20 livros infanto juvenis.

Fernando Vilela é artista plástico, escritor, ilustrador e educador. Trabalha com gravura, fotografia, escultura, e pintura. Operando com grandes formatos, o artista mescla as linguagens da xilogravura, fotografia e escultura tendo realizado diversas instalações gráficas em espaços arquitetônicos e na própria cidade. Como autor e ilustrador já publicou em sete países e ilustrou mais de 60 livros, dentre os quais 13 são de sua autoria. Graduado em Artes Plásticas pela UNICAMP e Mestre em Artes pela ECA-USP, ministra cursos, oficinas e palestras sobre arte e ilustração.

 

Bináh Espaço de Arte

Rua Jamil Safady, 181 – Vila Romana, São Paulo.

*prefira transporte público ou taxi, há poucas vagas de estacionamento na região.

(11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

contato@binahespacodearte.com.br

www.binahespacodearte.com.br

Instagram: @AtelieBinah