fbpx

encontros online – Outras histórias da arte [inscrições abertas] [Online]

Informações

encontros online - quintas, das 20h às 21h
31/03, 28/04 e 26/05 e 23/06/2022

Duração: 1h cada encontro
Vagas limitadas

Valor: R$400,00 ou parcelado em até 12x no sympla

Contato: contato@binahespacodearte.com.br

Inscrições através do sympla:

https://www.sympla.com.br/outras-historias-da-arte---palestras-remotas__1447196

Outras histórias da arte – Palestras remotas

31/03, 28/04 e 26/05 e 23/06/2022
quintas
20h às 21h

A partir do diálogo com diversos convidados que trazem consigo diferentes perspectivas, investigaremos os processos e percursos da arte ao longo do tempo. Tendo em vista que toda a história depende de um ponto de vista para ser contada, vemos a necessidade de pensar em “histórias da arte”, localizando essa pluralidade de perspectivas. Cada etnia, as diferentes historicidade e as várias expressões artísticas trazem riquezas que devem ser mais estudadas e valorizadas.

A história com frequência é narrada e difundida a partir da perspectiva hegemônica daqueles que estavam/estão no poder, que tem o próprio ponto de vista como a única verdade e também de maior relevância. Ao longo dos anos, temos problematizado os perigos dessa história tida como única. Nesse curso, pensaremos a arte a partir de outros olhares que levem em conta vozes não hegemônicas, muitas vezes marginalizadas.

O curso acontecerá às quintas feiras das 20h às 22h

– –

Cronograma das palestras:

31/03 – Julia Buenaventura

28/04 – Fernanda Albuquerque

26/05 – Claudinei Roberto

23/06 – Elidayana Alexandrino

Sobre os palestrantes:

Julia Buenaventura Ph.D. em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo USP, Brasil, com Mestrado em História, Crítica e Teoria da Arte e Arquitetura pela Universidade Nacional da Colômbia. Realizou uma pesquisa de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da ECA-USP São Paulo, onde foi professora na área de pós-graduação. Professora em Universidad de Los Andes e Universidad Javeriana (Bogotá), é colaboradora da revista ArtNexus (EUA e América Latina) e do site do Fórum Permanente, Brasil. Autora dos livros Polvo eres: el correr del tiempo en María Elvira Escallón, Ministério da Cultura da Colômbia, 2015 e En primera persona: seis pasajes sobre Feliza Bursztyn, Secretaria de Cultura de Bogotá, 2019.

Fernanda Albuquerque (Rio de Janeiro, 1978) é curadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua no Bacharelado em Museologia, no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio e na Especialização em Práticas Curatoriais. Possui mestrado e doutorado em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica pela UFRGS (2006 e 2015), com estágio sanduíche na University of the Arts London (2013-2014). Foi Curadora Assistente da 8a Bienal do Mercosul (2011) e Curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2008-2010). Desde 2007, desenvolve projetos curatoriais e educativos em instituições como Instituto Tomie Ohtake, Goethe Institut Porto Alegre, Bienal de São Paulo, Santander Cultural, Bienal do Mercosul, Galería Gabriela Mistral, Museu Murillo La Greca e Centro Universitário Maria Antonia, dentre outros.

Claudinei Roberto da Silva nasceu em 1963 em São Paulo onde trabalha e reside, artista visual, educador e curador independente.

1997 – Ingressa na Universidade de São Paulo onde se licencia em Educação Artística no Departamento de Artes da Escola de Comunicações e Artes.

2002 – Bolsista CNPq com a pesquisa “Desenho, fundador de linguagens” orientador: professor doutor Jorge Aristides Carvajal.

2011- Bolsista Programa “International Visitor Leadership Program” do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos.

Elidayana Alexandrino é artista visual, educadora e pesquisadora, graduada em Artes Plásticas, licenciada em Educação Artística pela Universidade Braz Cubas (UBC). Desde 2012 atua em museus e centros culturais fazendo visitas educativas, oficinas e curadorias. Desenvolve pesquisas em que relaciona imagem, memória e cotidiano e também investiga a relação entre corpo, retrato e natureza.

observação importante: Em caso de cancelamento de ingressos, o Sympla não devolve a taxa de administração (correspondente a 10% do valor). Saiba mais na Política de cancelamento de pedidos da Sympla