Encontro online – Tornar visível: Percursos e processos de documentação Com Vitor Janei e Waldir Hernandes [Gratuito – ONLINE]

Informações

Encontro online
29 de outubro de 2020
Das 19h às 20h
Duração: 1h
Encontro gratuito

Contato: contato@binahespacodearte.com.br

Transmissão através do canal do binåh no You Tube

Tornar visível: Percursos e processos de documentação
Com Vitor Janei e Waldir Hernandes

29/10/2020 – quinta
19h às 20h
no nosso canal do youtube
Evento Gratuito

Crianças e jovens estão o tempo todo criando relações, conexões, associações, agenciamentos com tudo aquilo que as cercam e as atravessam. Inventam suas próprias ideias, teorias, hipóteses e conceitos sobre mundo, o outro e aquilo que sentem. E por meio de diferentes linguagens (desenho, pintura, escultura, colagem escrita, fala, gesto, movimento, música, vídeo, fotografia) se expressam, dão materialidade, concretude, visibilidade ao seu pensamento. Criam marcas, deixam rastros, sinais, indícios que se constituem em memórias e contam uma história, narrativas de si e do mundo. Nosso intuito é compartilhar alguns fragmentos dessas narrativas, desses percursos, trajetos, caminhos e descaminhos errantes, labirínticos, ziguezagueantes que experimentamos traçar nas relações que estabelecemos como professores, juntos das crianças e jovens. Desafios e descobertas que recolhemos em nossas caminhadas, no exercício de nossas práticas docentes que queremos dividir e partilhar com educadores, artistas, pensadores e curiosos.

 

Vitor Janei é formado em Pedagogia pela Universidade Estadual de São Paulo e pós-graduado em Linguagens das Artes pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e atualmente faz doutorado na mesma instituição. Lecionou no Ensino Fundamental e na Educação Infantil nas redes municipais de Rio Claro, Barueri e São Paulo. Foi professor de Educação Infantil e Formador de professores do Instituto Fazenda da Toca. Hoje atua como professor e formador da Escola Ateliê Carambola.

 

Waldir Hernandes é graduado em biologia, especialista em Psicofarmacologia pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Atuou como professor e coordenador da área de Science da Stance Dual School. Utiliza técnicas da fotografia para aproximação dos temas de interesse dos adolescentes. Conduziu atividades de fotografia com jovens residentes em áreas de elevada vulnerabilidade social da cidade de São Paulo por meio do CENPEC. Desenvolve ações formadoras de educadores. É professor da Disciplina de Ciências e de Convivência em Processo de Grupo do Colégio Bandeirantes. É o professor responsável pelo Ateliê Oficina de Fotografia do Colégio Bandeirantes.