devaneios binåh: o caldo da experiência com Cleide Terzi, Sandra Lima, Arthur Iraçu Fuscaldo, Nydia Negromonte, Graciene Silveira e Stela Barbieri [inscrições abertas] [Online]

Informações

Encontro online - quinta, das 19h às 21h
02 de julho de 2020

Duração: 2h
Vagas limitadas

Valor: R$30,00

Contato: contato@binahespacodearte.com.br

Inscrições: através do link do sympla

https://www.sympla.com.br/devaneios-binah-caldo-da-experiencia__891853

 

devaneios binåh: o caldo da experiência
encontro online
02/07 quinta feira
19h às 21h

Na próxima quinta feira, 02/07, Stela Barbieri convida Cleide Terzi, Sandra Lima, Arthur Iraçu Fuscaldo, Nydia Negromonte e Graciene Silveira para partilhar o agora e o que, juntos, podemos imaginar depois.

Em meio a tantas crises: políticas, sociais, ambientais, na saúde, na educação, quais têm sido nossas experiências? Estamos imersos num caldo turbulento.

Como lidamos com isso

Que caldo tem nos nutrido?

O que te mantém vivo?

O que se mostra e o que se esconde nos caldos?

Qual é o caldo da cultural? Qual o caldo da arte? Qual o caldo da aprendizagem?

 

liquido, quente, frio, caudaloso.

Todo cuidado e parceria são necessários para não nos afogarmos neste momento de incertezas e co-dependências.

No inverno tomar um caldo esquenta, apazigua, movimenta, renova energias.

te convidamos para engrossar esse caldo.

Cleide Terzi é pedagoga e mestre em Supervisão e Currículo – Especialista em Educação. Foi docente nos Cursos de Pedagogia: PUC/SP (1985-1987), Faculdade Tibiriçá (1983-1988). Elaborou a organização Curricular das Escolas de Magistério da Secretaria de Educação do Estado de Tocantins – 1995. Foi consultora na Fundação Vanzoline – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – PEC – Formação Universitária – 2001/2002 e coordenadora de grupo de formação de educadores de Escolas particulares e públicas. Autora dos livros: “A Prova Operatória”, “A Aula Operatória” e “O Pensamento parece uma coisa à-toa” e co-autora de mais de 4 livros. Atualmente é diretora da Ronca e Terzi Serviços e Treinamentos.

Graciene Silveira é médica formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em 1982, especialista  em pediatria e homeopatia. Trabalhou no Ministério da Saúde no Departamento de Atenção Básica, na Secretaria de Saúde do Distrito Federal e atualmente na rede privada e como voluntária em creches públicas.

 

Sandra Lima é pedagoga pela Faculdade de Educação da USP, educadora da Rede Municipal de São Paulo desde 2008. Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Carlos de Laet, escola da Diretoria Regional de Educação do Campo Limpo, desde 2017.

 

Nydia Negromonte é artista plástica, formada em desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1989, com especialização em gravura em 1998: “La obra gráfica hoy: de la impronta grabada a la impronta digital”- Faculdade de Belas Artes, Universidade de Barcelona, Espanha. Entre 1999 e 2000 foi artista residente no Atelier HANGAR, Barcelona, Espanha, participando de importantes feiras e mostras. Tem realizado importantes exposições individuais e coletivas em museus e galerias do país. Em 2012 realizou uma grande exposição individual, “Lição de Coisas” no Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, com curadoria de Renata Marquez e participou da Trigésima Bienal de São Paulo, “A Iminência das Poéticas”, com curadoria de Luiz Pérez-Oramas. Em 2018 realizou a mostra individual “Nydia Negromonte. Lección de Cosas (2004-2018)” na Sala Luis Miró Quesada Garland, Lima, Peru, com curadoria de Jorge Villacorta. Em 2019 foi selecionada como uma das artistas finalistas da 7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça. Desde 2014 está na coordenação e direção do espaço autônomo denominado ESPAI, juntamente com Marcelo Drummond.

 

Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo é professor do Curso de Pedagogia da UEMG – Ituiutaba. Coordenador e professor do curso de Pós-Graduação Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas na Educação – A Casa Tombada – FACON – SP. Músico na DasDuas Cia. de Teatro. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte e formação de educadores – UNESP – CNPQ. Autor do livro Rowapari’nho’re: Sonhar e Pegar Cantos no Xamanismo A’uwẽ_Xavante (apoio FAPESP/ editora Porto de Ideias).

 

Stela Barbieri é artista , educadora, escritora e contadora de histórias.  Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. Foi assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental na escola Vera Cruz e prestou assessoria nas escolas em SP e RJ  Stela fez parte do Conselho Consultivo do PGECC – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, em Lisboa, Portugal e  da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Ela também coordenou o curso de Pós-Graduação em Museus e Instituições Culturais, do Instituto Singularidades. Contadora de histórias, Stela é autora de 25 livros infanto juvenis. É diretora do Bináh Espaço de Arte.

 

Informações úteis

– Inscrições através do Sympla: www.sympla.com.br/devaneios-binah-caldo-da-experiencia__891853

– O evento será realizado no programa zoom, e o link será enviado no dia anterior à palestra.

– Caso não tenha o programa, sugerimos que faça o download com antecedência nesse link (https://zoom.us/download#client_4meeting)

– Sugerimos que se possível, que fique próximo ao roteador ou mesmo conecte o cabo de internet direto no computador, para que a conexão tenha um melhor desempenho.

– poucos dias após a palestra serão enviados os certificados digitais de participação.