devaneios binåh: narrativas do agora – com Fernando Vilela, Roger Ycaza, Margarida Botelho, Valter Passarinho e Stela Barbieri

Informações

Encontro online - quinta, das 18h às 20h
16 de julho de 2020

Duração: 2h
Vagas limitadas

Valor: R$30,00

Contato: contato@binahespacodearte.com.br

Inscrições: através do link do sympla

https://www.sympla.com.br/devaneios-binah-narrativas-do-agora__905225

devaneios binåh: narrativas do agora
com Fernando Vilela, Roger Ycaza, Margarida Botelho, Valter Passarinho e Stela Barbieri

16/07

Quinta feira 

Das 18h às 20h

 

Encontro online

Inscrições pelo Sympla

 

Na próxima quinta feira, 16/07, o devaneios binåh será um encontro entre Fernando Vilela, Roger Ycaza, Margarida Botelho, Valter Passarinho e Stela Barbieri para uma conversa sobre dos atravessamentos do presente.

 

Ilustradores, artistas e educadores de diversas partes do mundo se encontram em meio os acontecimentos do agora para apresentar e discutir as narrativas que perpassam seus cotidianos.

Quais são as diversas casas dentro das nossas casas? Que desenhos se evidenciam nesses tempos? Como está a vida em comunidade? Como estão nossos vizinhos? Como tem sido os processos de apoio e invenção nesses tempos?

#ilustração #livroilustrado #arte #educação #fernandovilela #rogerycaza #margaridabotelho #valterpassarinho #stelabarbieri #nuanovauniaodaarte

Sobre os palestrantes

Fernando Vilela nasceu em São Paulo, onde vive e trabalha. Além de escritor  ilustrador, é artista, designer e educador. Fernando já ilustrou mais de 100 livros em dez países, dentre os quais 26 são com Stela Barbieri e 20 são de sua autoria. O primeiro, Lampião & Lancelote (2006), recebeu em 2007 a Menção Honrosa na categoria Novos Horizontes na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, Itália, e dois prêmios Jabuti. Também realizou exposições de arte e ilustração no Brasil e em diversos países. Possui obras em coleções, como a do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, e a da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras. Integra a coordenação do Bináh Espaço de Arte, onde também ministra cursos (binahespacodearte.com.br). Seu trabalho pode ser visto no site www.fernandovilela.com.br e no instagram @fe.vilela.

Stela Barbieri é artista , educadora, escritora e contadora de histórias.  Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. Foi assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental na escola Vera Cruz e prestou assessoria nas escolas em SP e RJ  Stela fez parte do Conselho Consultivo do PGECC – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, em Lisboa, Portugal e  da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Ela também coordenou o curso de Pós-Graduação em Museus e Instituições Culturais, do Instituto Singularidades. Contadora de histórias, Stela é autora de 25 livros infanto juvenis. É diretora do Bináh Espaço de Arte.

Roger Ycaza é um ilustrador e músico equatoriano. Ilustrou histórias e romances para diferentes editoras e também escreve e ilustra suas próprias histórias, entre as quais Diez canciones infinitas (Panamericana), Quito (Pato Lógico), Los temerarios (GatoMalo), Los días raros (FCE), Vueltas por el universo (Deidayvuelta) ySueños (Loqueleo)

Ele lançou vários álbuns com suas bandas anteriores Mamá Vudú e Mundos e atualmente está trabalhando em seu novo projeto musical, Frailejones.

Membro fundador do projeto editorial independente Deidayvuelta. www.rogerycaza.com

Valter Passarinho é Músico, Arte Educador, Produtor Cultural. É gestor no INSTITUTO NUA – Nova União das Artes, do Jardim Pantanal no bairro de São Miguel em São Paulo. Foi Assessor de gestão da  Secretaria Municipal de Cultura Guarulhos e Coordenador Núcleo de Música  Secretaria Municipal de Cultura de Suzano. Também esteve à frente da coordenação da Casa de Cultura de São Miguel Paulista.

Atuou em uma série de projetos culturais e comunitários junto à secretarias de cultura e ONGs em São Paulo, Suzano e Guarulhos.

Margarida Botelho é ilustradora e escritora portuguesa Licenciada em Arquitectura e Mestre em Design e Sequential Illustration, desde 2005 que publica livros para a infância onde constrói as palavras e as imagens dessas casas/livros. Margarida acredita no compromisso entre arte, educação e mundo social, por isso desenvolve experiências educativas com várias comunidades em vários contextos; cria e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais e sociais, museus, largos e praças públicas. Se tivesse que nomear o faz diariamente diria: arte-educadora. Desde 2009 que trabalha em parceria com várias instituições e ONGs em projetos de intervenção comunitária através da arte; em Moçambique, no Brasil, na Índia, em Timor-Leste e em Cabo Verde. A partir destas experiências desenvolveu com Mário Rainha Campos o projeto ENCONTROS e a coleção de livros POKA POKANI. Em 2015 foi uma das candidatas ao Prémio ALMA – Astrid Lindgren Memorial Award, como promotora da leitura com o seu projeto ENCONTROS.

Informações úteis

– O evento será realizado no programa zoom, e o link será enviado no dia anterior à palestra.

– Caso não tenha o programa, sugerimos que faça o download com antecedência nesse link (https://zoom.us/download#client_4meeting)

– Sugerimos que se possível, que fique próximo ao roteador ou mesmo conecte o cabo de internet direto no computador, para que a conexão tenha um melhor desempenho.

– poucos dias após a palestra serão enviados os certificados digitais de participação.