devaneios binåh – A casa e seus “entre” com Josiane Pareja e Stela Barbieri [inscrições encerradas] [Online]

Informações

Encontro online - quinta, das 19h às 21h
14 de maio de 2020

Duração: 2h
Vagas limitadas

Valor: R$30,00

Contato: contato@binahespacodearte.com.br

Inscrições: através do link do sympla

https://www.sympla.com.br/devaneios-binah__851980

 

Devaneios binåh – A casa e seus “entres”

Devaneios binåh é uma série de encontros online nos quais Stela Barbieri recebe convidados muito especiais para conversar e pensar junto sobre assuntos deste momento que estamos vivendo.

Nesta primeira série de encontro vamos falar sobre a casa lugar de abrigo, relação, encontro, confrontos e tensões e suas possibilidades de investigação, invenção e arte dentro do atual contexto.

Quais são os lugares possíveis para as trocas nesse momento?

Como criar derivas?

Estamos atentos a que?

Até onde uma digressão nos leva?

Qual o lugar da fantasia nesse momento?

O que está se transformando?

Como acordar a casa?

A partir da conversa com pessoas e suas experiências singulares e contextos, vindos de diferentes lugares, falando diretamente de suas próprias casas, discutiremos sobre as angústias, enfrentamentos e realidades inventadas a cada dia.

No primeiro Devaneios binåh, Josiane Pareja e Stela Barbieri conversam sobre o “entre”, o intervalo, atravessamento, continuidade e extensão que mediam os lugares, sentidos e afetos.
O que está entre as partes que habitam a casa? Entre nós e o mundo? Entre nós e nós mesmos? Entre os nós?

 

Sobre as palestrantes

Josiane Pareja é educadora, trabalha em  escolas desde os 16 anos, muitos foram os caminhos profissionais percorridos por ela em diversas escolas particulares de São Paulo. Fez parte da equipe de formadores da Rede em Rede fase 5 na cidade de São Paulo, trabalhando direto com os gestores de escolas públicas. Em 2007 se aproximou da abordagem das escolas de Reggio Emilia e desde então procura entender melhor e aprofundar seus conhecimentos sobre uma abordagem que coloca a criança no centro do currículo e o professor da infância como um pesquisador. 

Em 2014, abre o Ateliê Centro de Pesquisas e Documentação Pedagógica e a Ateliê Carambola Escola da Infância e, desde então seu trabalho pedagógico ganha força na direção de uma infância narrada e compartilhada. Tornar visível como as crianças pensam se tornou o grande objetivo dessa educadora.

Stela Barbieri é artista , educadora, escritora e contadora de histórias.  Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. Foi assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental na escola Vera Cruz e prestou assessoria nas escolas em SP e RJ  Stela fez parte do Conselho Consultivo do PGECC – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, em Lisboa, Portugal e  da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 Ela também coordenou o curso de Pós-Graduação em Museus e Instituições Culturais, do Instituto Singularidades. Contadora de histórias experiente, Stela é autora de 25 livros infanto juvenis. É diretora do Bináh Espaço de Arte.

Informações úteis

– Inscrições: através do link do sympla  – https://www.sympla.com.br/devaneios-binah__851980

– O evento será realizado no programa zoom, e o link será enviado no dia anterior à palestra.

– Caso não tenha o programa, sugerimos que faça o download com antecedência nesse link (https://zoom.us/download#client_4meeting)

– Sugerimos que se possível, que fique próximo ao roteador ou mesmo conecte o cabo de internet direto no computador, para que a conexão tenha um melhor desempenho.

– poucos dias após a palestra serão enviados os certificados digitais de participação.