Da narrativa oral ao livro ilustrado: invenção de personagens e espaços , Stela Barbieri e Fernando Vilela [Inscrições Encerradas]

Informações

segunda, das 19h às 22h
19/08; 26/08; 02/09; 09/09; 16/09; 23/09
Duração: 6 encontros / Agosto e Setembro
Vagas limitadas

Valor: 590,00 ou 2 parcelas de 295,00

Telefones: (11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

Inscrições: através do email contato@binahespacodearte.com.br

A arte acende em nós diversas narrativas, pessoais ou coletivas, ancestrais ou contemporâneas. Através de narrativas – narrando, escrevendo, lendo ou escutando – vamos construindo paisagens, personagens, intensidades, ritmos e assim criando nossas próprias percepções, leituras e histórias.
Neste curso, os participantes vivenciam a arte da narrativa oral com rodas de histórias, e
também criam narrativas ilustradas a partir das histórias contadas. Com propostas práticas, os
participantes constroem personagens e espaços utilizando diferentes linguagens e materiais:
desenho, carimbo, colagem, entre outros. Aprofundaremos a reflexão sobre personagens e
espaços apreciando e analisando obras de artistas e inventores de livros ilustrados, de
quadrinhos e de outras obras literárias e visuais.

stela_retratoStela Barbieri é artista plástica, educadora, escritora e contadora de histórias.  Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. É assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental na escola Vera Cruz e prestou assessoria nas escolas Castanheiras e Nossa Senhora das Graças. Stela fez parte do Conselho Consultivo do PGECC – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, em Lisboa, Portugal e atualmente faz parte do conselho da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 Ela também coordenou o curso de Pós-Graduação em Museus e Instituições Culturais, do Instituto Singularidades. Contadora de histórias experiente, Stela é autora de 20 livros infanto juvenis. É diretora do Bináh Espaço de Arte.

fernando_retratoFernando Vilela é artista, escritor, ilustrador e educador. Premiado autor e ilustrador já publicou em dez países, ilustrou mais de 70 livros dentre os quais 21 são de sua autoria. Seu livro Lampião e Lancelote  recebeu 2 prêmios jabuti no Brasil, a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha em 2007 e foi incluido no catálogo White Ravens da Biblioteca Internacional de Munique. Trabalha mesclando as linguagens da xilogravura, fotografia, escultura, e pintura operando com grandes formatos. Já realizou diversas mostras e obras no Brasil e exterior e possui trabalhos em importantes coleções como da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do MAM de São Paulo e do MoMA de Nova York.  Graduado em Artes pela UNICAMP e Mestre em Artes pela ECA-USP, ministra cursos, oficinas e palestras sobre arte e ilustração.