curso online – cartografias da invenção com Virgínia Kastrup [inscrições abertas] [Online]

Informações

curso online - sextas, das 9h às 11h
25/09, 02/10, 09/10, 16/10 e 23/10/2020

Duração: 2h cada encontro
Vagas limitadas

Valor: R$300,00 - 5 encontros.

Contato: contato@binahespacodearte.com.br

Inscrições no Sympla: https://www.sympla.com.br/cartografias-da-invencao-com-virginia-kastrup__955549

Cartografias da invenção

com Virgínia Kastrup

início 25/09

5 encontros

sextas

9h às 11h

A proposta é estudar e discutir algumas pistas do método da cartografia. Tomando como base ideias propostas por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a cartografia é de um método de pesquisa-intervenção que não se baseia em um conjunto de regras prontas para serem aplicadas, mas é orientado por pistas. No grupo de estudos vamos discutir algumas dessas pistas, como acompanhar processos, atenção do cartógrafo, território e intervenção, dentre outras. A ideia é pensar a cartografia no trabalho com a arte, na educação, na pesquisa acadêmica e nos bebês, examinando a dimensão investigativa presente em cada um desses campos, bem como suas singularidades.

Sobre a professora

Virgínia Kastrup é Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsa PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Publicou A invenção de si e do mundo (Autêntica, 2007), Políticas da Cognição (Sulina, Kastrup, Tedesco e Passos, 2008), Cegueira e Invenção (CRV, 2018) e Histórias de cegueiras, com Laura Pozzana (CRV, 2016). É uma das organizadoras de Pistas do Método da Cartografia v.1 (Passos, Kastrup e Escóssia, Sulina, 2009) e Pistas do Método da Cartografia v.2 (Passos, Kastrup e Tedesco, Sulina, 2014), Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual (Moraes e Kastrup, Nau, 2010) e Movimentos micropolíticos em saúde, formação e reabilitação (Kastrup e Machado, CRV, 2016). Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual.

Informações úteis

– O evento será realizado no programa zoom, e o link será enviado no dia anterior à palestra.

– Caso não tenha o programa, sugerimos que faça o download com antecedência nesse link (https://zoom.us/download#client_4meeting)

– Sugerimos que se possível, que fique próximo ao roteador ou mesmo conecte o cabo de internet direto no computador, para que a conexão tenha um melhor desempenho.

– poucos dias após a palestra serão enviados os certificados digitais de participação.