fbpx

2ª edição – Rastro: Narrativas do cotidiano Edital de registros, mini histórias e documentações [Em Breve]

Informações

EM BREVE
GRATUITO

Contato: midias.binahespacodearte@gmail.com

Edital Rastro: Narrativas do cotidiano
2ª Edição – Documentações, registros e cartografias durante o período de pandemia

Rastro é vestígio. Pegada. Sinais deixados ao caminhar. Indício daquilo que passa.

O Edital Rastro foi criado pelo binåh espaço de arte para que os educadores pudessem compartilhar as experiências e aprendizagens construídas. Nele receberemos documentações (construídas a partir de mini-histórias, registros e cartografias) que revelem os processos construídos ao longo do período da pandemia. Serão selecionadas 12 documentações que poderão ser enviadas em formato de PDF, vídeo, áudio, ou fotografia.

Quando pensamos nos processos que construímos, de que maneiras tornamos visível aquilo que vivemos? Muito daquilo que construímos – descobertas, aprendizagens e invenções – acontece com frequência de maneira silenciosa. Em um gesto, em um desenho, um sussurro. Às vezes de maneira tão silenciosa, em um rompante de alegria, gritamos para o mundo inteiro ver aquilo que descobrimos!

Mas para onde vamos depois da descoberta? Como seguir caminho? Como chegamos até ali?

A construção de processos artísticos e de aprendizagem se dá ao longo do percurso. Nesse caminhar muito se elabora e se vive. O registro é um recurso para que aos poucos recolhamos esses rastros do vivido. A documentação se constrói quando reunimos esses registros, os organizamos e relacionamos, pensando em comunicar de alguma forma aquilo que foi e/ou está sendo vivido. Seja para nós mesmos estudarmos o processos sendo construído, partilhar com as crianças, com outros profissionais, com pais, com o mundo.

Muito foi vivido ao longo deste período de pandemia. Tivemos grandes perdas, afastamentos, desamparo, muita dúvida e angústia em relação ao futuro. Por outro lados também fomos completamente deslocados pela realidade e convocados a pensar outros caminhos para a construção da aprendizagem. O que descobrimos nesse período? O que queremos partilhar daquilo que foi vivido? O que temos a aprender uns com os outros nesse momento? O que ainda precisamos transformar?

O objetivo desse edital é justamente criar um espaço de partilha para que possamos aprender uns com os outros dentro desse contexto tão complexo que temos vivido.

Em novembro realizaremos uma semana imersiva no youtube do binåh sobre as Documentações, registros e cartografias do remoto, na qual discutiremos a as narrativas do cotidiano construídas ao longo da pandemia, contando com a participação de convidados muitos especiais. Nesta semana compartilharemos as documentações selecionadas pelo edital.