roda de leitura vera cruz
oficina de arte
sesc bertioga

Stela Barbieri realiza assessoria para escolas e instituições culturais. Há 30 anos assessora a área de arte da Escola Vera Cruz – Educação Infantil e séries inicias do Ensino Fundamental.

Acredita que o ensino da arte deve possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção e de um pensamento crítico e artístico para que o indivíduo possa ler o mundo,  a arte e expressar-se através dela entendendo as diferenças de contexto num trabalho integrado que favoreça o desenvolvimento de suas capacidades criativas e expressivas.

Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo de 2009 a 2014, iniciando seu trabalho na instituição na 29ª Bienal. Em 2011, implementou o educativo permanente da Fundação Bienal e realizou a curadoria educativa da exposição Em nome dos artistas. Em 2012 foi a vez de conduzir o Educativo da 30ª Bienal – Iminência das poéticas. Esteve à frente do Educativo na exposição 30XBienal em 2013  e em 2014 foi consultora para o educativo da 31ª Bienal – Como falar de coisas que não existem.

Foi diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake de 2002 a 2014, onde dirigiu a coordenação dos núcleos para professores, crianças e jovens, atendimento ao público e núcleo de cursos – Espaço do olhar. Realizou a coordenação das publicações do educativo e de apoio às exposições.

No ano de 2014 desenvolveu várias atividades junto ao SESC-SP:

  • implantou o projeto Lugares nos SESCs São Carlos, Bauru e Osasco,
  • administrou um curso de quatro dias sobre curadoria e
  • participou do programa de encontro com educadores do Espaço do Brincar, no Sesc Bertioga.