Sobre o Binåh

O binåh espaço de arte  é um lugar de invenção, investigação, imaginação. Um lugar de encontros e experiências com e a partir da arte. Realiza cursos, oficinas, grupos de estudos, assessorias, encontros, visitas, ateliês, e festivais para adultos e crianças.

As ações são propostas por artistas educadores, pensadores e profissionais de outras áreas do conhecimento. No Binah reúnem-se áreas do conhecimento e linguagens em torno de questões contemporâneas, criando um lugar estético, ético e político de deslocamento, para a construção de novos olhares no pensar e no fazer integrados.

Crianças no Binåh

O confronto com o mundo contemporâneo, convoca a invenção de caminhos para re-existir aos imensos desafios que se apresentam.
No diálogo entre arte, outras áreas do conhecimento e sociedade, o binåh trabalha com pesquisa de linguagens, diálogos com artistas e ações que investigam a possibilidade de falar sobre o que inquieta cada um de nós na complexidade e urgência cotidiana.

 O Ateliê Vivo é um lugar onde cada participante poderá investigar problemas, ideias, materialidades, e desdobrar os acontecimentos poéticos que movem cada um. Vamos conviver, experimentar outras maneiras de produzir, e conversar a respeito de projetos já em andamento.

Segundas, das 19h às 22h
de 09 de março à 15 de junho de 2020

[saiba +]

A vida acende em nós diversas narrativas, pessoais ou coletivas, ancestrais ou contemporâneas. Por meio de histórias – faladas, escritas e desenhadas – construímos paisagens, personagens, intensidades, ritmos e assim criamos nossas próprias percepções, leituras e narrativas.

sábado, das 9h às 12h | 14 de março de 2020 | 04 de | abril de 2020 | 23 de maio | de 2020 | 06 de junho de 2020

[saiba +]

Neste curso, os participantes vivenciam a arte da narrativa oral e também criam livros ilustrados a partir das histórias contadas. Com propostas práticas, os participantes constroem personagens e espaços com diferentes materiais e linguagens (desenho, colagem, carimbo, construção em caixa de areia, entre outras).

Terças, das 19h às 22h
de 10 de março à 14 de abril de 2020

[saiba +]

“Quando as crianças estão muito concentradas em alguma ação, elas trazem a eternidade consigo. Entregam-se por inteiro e aproveitam tudo, pois é a coisa mais importante que elas têm a fazer naquele instante”

“As crianças são sinestésicas, ou seja, todos os seus sentidos estão despertos a cada momento. Elas são chamadas por aquilo que lhes interessa, por uma curiosidade que as põe em movimento”.

“As crianças pequenas precisam de espaço para se colocar e ser o que são. Quanto mais tivermos escuta e abertura, propondo situações em que elas sejam protagonistas, tanto mais contaremos com o envolvimento e a alegria de cada menina e menino. Elas sabem o que querem. Têm necessidades, poéticas, premências e urgências”

As crianças pequenas estão imersas na complexidade. As questões perguntas que fazem são muito essenciais. Uma ação para a primeira infância tem que ser sofisticada e não banalizar a complexidade em que estão imersas as crianças.

Cursos Anteriores